Meio Ligado em Artesanato

11 setembro, 2011

O que a cenoura tem de bom

Uma raiz presente em quase todas as re­feições, a cenoura tem muitas propriedades benéficas para o organismo do homem. Isso porque ela é rica em substâncias como as vitaminas A, B e C, em especial o carotenoide - também chamado de betacaroteno -, além de minerais como os sais de potás­sio, fósforo, cálcio e fibras.
"A cenoura mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular, das mucosas em geral, dos ossos e sistema imune. Também exerce funções antioxidantes, com ação protetora contra o envelhecimento, doenças cardiovasculares e o câncer. Tudo por conta do betacaroteno", cita a nutricionista Janine Hampel. Além disso, auxilia na digestão, é capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue e não é um alimento calórico: cada 100 gramas de cenoura possui cerca de 40 ca­lorias, apenas.
Segundo Hampel, a recomendação de consumo deve seguir a faixa etária e o género de cada pessoa, a fim de evitar toxicidade. "Em geral, recomenda-se consumir duas co­lheres de sopa de cenoura crua por dia", in­dica a nutricionista. Sobre a melhor forma de ingestão, ela diz que o ideal é comê-la crua, sem nenhuma manipulação. "Em contato com a luz e o calor, a cenoura perde sua po­tencialidade. Se for necessário guardá-la, tenha o cuidado de deixar em recipiente fe­chado na geladeira", aconselha.
Cozinhando, é a maneira que aproveita menos os nutrientes da verdura, pois a fer­vura, principalmente demorada e a vapor, de­sintegra os nutrientes. "Ao cozinhar, faça-a da maneira mais rápida e com a menor quan­tidade de água possível", sugere Hampel.

Benefícios da cenoura
  • Estimula a eliminação de resíduos
  • Ideal para problemas de pele
  • Melhora a visão notuma
  • Reduz problemas digestivos e metabólicos
  • Combate gases
  • É um dos melhores antioxidantes
  • Ajuda o crescimento
  • Protege o corpo do envelhecimento
  • Combate a anemia
  • Ajuda a manter a pele saudável
  • Previne infecções do trato urinário e estimula a atividade dos rins
  • Eficaz no tratamento de fungos por suas propriedades antibacterianas

Carotenoides podem ser manipulados

A cenoura é rica em vitamina A, sendo importante para o crescimento, desen­volvimento, manu­tenção de tecidos epiteliais, reprodu­ção, sistema imuno-lógico e, em espe­cial, para o funciona­mento do ciclo visual na regeneração de fotorreceptores. Já o betacaroteno é um potente antioxidante com ação protetora contra doenças car­diovasculares, além de também proteger a pele contra a for­mação de eritema (vermelhidão) indu­zido pela radiação UV. O interessante é que, além de prote­ger das queimadu­ras, o betacaroteno também proporciona um bronzeado mais duradouro.
A falta dessa subs­tância pode ser grave para o organismo hu­mano, mas existem formas eficientes de provê-ío de todas elas, mesmo quando o corpo estiver debi­litado. No Brasil, a hipovitaminose A é um grave problema de saúde pública. Por isso, é necessária a reposição adequada desse nutriente.


Fonte: Jornal Folha de PE
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