Translate

06 outubro, 2011

Cineasta Lars Von Trier: 'Chega de declarações'


O diretor dinamarquês Lars von Trier disse nesta quarta-feira que não vai fazer mais declarações públicas ou dar novas entrevistas. O cineasta tomou a decisão depois de a polícia tê-lo interrogado em função de declarações feitas em maio, que levaram à sua expulsão inesperada do Festival de Cinema de Cannes.
Na época, ele se descreveu nazista e simpatizante de Hitler, durante uma brincadeira - considerada de mau gosto - com a imprensa.
Von Trier disse que a polícia da região da Zelândia, no norte da Dinamarca, o interrogou sobre as acusações feitas por promotores de Grasse, na França, em agosto, relacionadas à controvérsia de Cannes.
Em comunicado à imprensa, o diretor provocativo e premiado de filmes que incluem "Ondas do Destino", "Dançando no Escuro", "Anticristo" e "Melancolia", disse que as acusações se devem "à possível violação da proibição, na lei francesa, da justificação de crimes de guerra."
Suas declarações causaram revolta entre grupos judaicos e os organizadores de Cannes, mas muitos dos presentes ao festival consideraram a punição excessivamente dura, considerando que o diretor estaria falando em tom de brincadeira e em inglês, que não é sua primeira língua.
O cineasta de 55 anos pediu desculpas, mas a proibição foi mantida.
"Devido a essas acusações sérias, percebi que não possuo a habilidade de me expressar de modo inequívoco e, por isso, decidi de hoje em diante me abster de qualquer declaração pública ou entrevista."
Fonte: oglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores