Meio Ligado em Artesanato

05 janeiro, 2012

Óculos em madeira e alumínio

A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO PELA MADEIRA

A Friuli Venezia Giulia, conhecida mundialmente por suas cadeiras, é mais uma vez líder, com uma história que começa em Pavia di Udine, Friuli uma vila cercada por florestas, campos e da Torre River. É cercada pela natureza nesta terra que, a partir de uma família de agricultores, nascido 13 dez 1959 Doriano Mattellone que - junto com seu irmão Daniel - é a alma da W-Eye, a linha de óculos de impacto zero, feito de madeira e alumínio.

A história dos irmãos Mattellone deve ser lida juntamente com a de suas famílias e, especialmente, seus pais - ambos do Friuli, no final dos anos sessenta decidiram investir em uma fábrica de madeira torneada de pequeno porte. Nesta fábrica, Doriano aprendeu o ofício após a conclusão dos estudos técnicos do perito industrial. Seu irmão Daniel fez o mesmo, mas vai lidar com as contas da empresa, seguindo sua inclinação e sua escolaridade. Doriano e Daniel trabalhando na família, percebeu o potencial e nutrir o sonho de usar a madeira em áreas incomuns. Um sonho que não vai acontecer, no entanto, com imediatismo.
Em 1978, continuando os negócios da família e junto com eles, os irmãos fundavam em Pavia di Udine Mattellone o SNC Lesem, uma empresa especializada na fabricação de componentes para cadeiras de escritório e mobiliário. O planejamento ea execução de habilidades torna esta realidade o ponto de referência para as empresas mais importantes na madeira a nível nacional.

Mattellone mais uma década trouxe mais inovação dentro de sua produção através de máquinas CNC. A especialização torna-se o fator de diferenciação que permite Lesem combater a crise que está varrendo o presidente da comissão distrital de Friuli Venezia Giulia. A escolha estratégica que leva ao estabelecimento de uma nova estrutura corporativa, o Mattellone Inc., também é especializada em madeira, mas apenas guiados por Daniel e Doriano. A realização do sonho está se aproximando.

2008: O encontro entre os ARTE E DESIGN DE MADEIRA
Madeira continua a ser o esteio da vida Doriano, homem culto e refinado, um amante da leitura, escrita e fotografia. É um material nobre que ele gira a mais de trinta anos e estudou com a extraordinária paixão que o levou a experimentar e encontrar um equilíbrio perfeito entre a natureza e a tecnologia. E é a união entre a madeira e o alumínio, um material que nasce ao mesmo tempo leve, elástica e resistente, adequado para o processamento em um único par de óculos, origens, qualidade e design.

Mas ouve a necessidade de produzir um projeto que capta a essência e transformá-lo em uma forma estética. A reunião entre o designer de Matteo Ragni e Doriano acontece em 2008 e quase por acidente. Da sensibilidade artística da primeira e segunda nascem do lápis a primeira coleção de óculos W-MA-produtos de madeira, a nova sociedade que os irmãos Mattellone participam, a terceira geração com Lorenzo e Valentino, as crianças Doriano, e Diego, filho mais velho de Daniel. Entre trabalho e estudos universitários na produção, os três primos partilham a mesma paixão de seus pais.
A estréia oficial foi em março de 2010, em conjunto com a Mido.

W-Eye e seus óculos começam a sua trajetória de crescimento em termos de unidades vendidas e da fama, graças a uma escolha cuidadosa da rede de distribuição. Doriano deu origem a um vidro simples na madeira, mas uma nova maneira de conceber este material nobre, vale a pena ver a nossa cara colocando-o de volta uma vez que a natureza da sua utilização por completa.

Hoje W-Eye está entre as melhores óticas das principais cidades italianas. Hoje Doriano recebe pedidos diretamente em seu telefone e produz modelos "personalizados". Com isso, entra no mercado reconhecido e admirado por especialistas do setor, devido à sua sensibilidade a um material, a madeira, o que pode, e deve continuar a ser um grande aliado do homem.

Nascido como um óculos W
Os óculos W-Eye é uma patente mundial, que é uma combinação perfeita de artesanato tradicional e da pesquisa tecnológica.
Impacto zero e níquel livre - é o princípio que subjaz a filosofia da W-Eye. A produção eyewear segue os critérios de eco-sustentabilidade, protegendo o meio ambiente. 
"Nós usamos apenas as partes da madeira utilizada pelo setor tradicional, é usado para dobrar o material da maneira tradicional, que é frio e, portanto, baixo consumo de energia".
Colagem e acabamento são feitos com polímeros de poliuretano que fazem a água livre de solvente resistente frames, não-tóxico e totalmente livre de níquel. Os óculos W-Eye vem da natureza e, uma vez que seu uso for feito e descartado, ele volta para ela.

Sete camadas de madeira e duas de alumínio feito à mão - Cada par de óculos é produzido pela combinação de juntas, de acordo com as propriedades mecânicas, sete folhas de madeira natural e duas de alumínio que, quando combinados, são intercaladas colocando as fibras de modo a tornar o "óculos-resistente e elástica". Após a colagem, os óculos, com o uso de equipamentos de controle numérico, é modelado, enquanto o acabamento posterior moagem, crimpagem e piumatura é tudo feito à mão. Cada peça é, então, inspecionados e testados antes de ir para a marcação a laser e acabamento em laca.
Fonte: W-eye site
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...