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22 junho, 2013

Programa Jovens Embaixadores leva voce aos Estados Unidos

Com inscrições até 9 de agosto o Programa Jovens Embaixadores levará 35 jovens de 15 a 18 anos aos Estados Unidos.

Como Participar

Pré-requisitos:


  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no dia 7 de janeiro de 2014).
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública.
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
  • Ter excelente desempenho escolar.
  • Ter perfil de liderança e iniciativa.
  • Ser comunicativo.
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
  • Estar engajado, por pelo menos 1 ano , em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Como se inscrever:

Acessar o link de inscrição no programa Jovens Embaixadores no Facebook para preencher o formulário;
Se aprovado na primeira fase de seleção, identificar a instituição parceira mais próxima de sua residência e encaminhar o questionário preliminar devidamente preenchido juntamente com a documentação solicitada.

Etapas do programa:

Etapa 1 – do lançamento do programa até 09 de agosto:
Estudantes acessam o formulário de inscrição via Facebook, respondem as oito (08) perguntas e recebem uma resposta automática dizendo se foram aprovados ou não para a ETAPA 2:
 “Aprovado para a ETAPA 2”:  O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.
“Não aprovado para a ETAPA 2”:  Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.

Etapa 2 – até o dia 21 de agosto:
O candidato terá então acesso à ETAPA 2.  Ele deverá:
concluir o preenchimento do questionário preliminar;
selecionar a instituição parceira mais próxima da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;
carregar a sua foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
concluir o processo online.
Nota:  O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento. Cada vez que um documento for anexado, ele será informado sobre quais ainda faltam ser anexados. Ele só terá o processo concluído e o material enviado com sucesso para o banco de dados do programa quando TODOS os documentos forem anexados. E isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 21 de agosto. Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso ao link do programa.
Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o material dele encontra-se no sistema para revisão por parte da instituição parceira que ele selecionou.

Etapa 3 – até 30 de agosto:
As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa, revisam o material dos seus candidatos e confirmam/ou não a sua participação na próxima etapa.  O candidato, então, receberá uma das seguintes respostas automáticas:
“Aprovado para a Etapa 4:  Exame escrito”
O candidato receberá uma mensagem automática informando sobre sua aprovação para o exame escrito, a ser realizado no dia 13 de setembro, de 14h00-17h00 – HORÁRIO DE BRASÍLIA.  O local exato do exame e instruções específicas para o dia do exame serão informados pela instituição parceira escolhida pelo candidato.
“Não aprovado para a Etapa 4”
O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele não foi aprovado para as próximas etapas seletivas.  Essa mensagem incluirá também o motivo da não-aprovação.
Importante:  Antes da data do exame escrito, as instituições parceiras entrarão em contato com todos os seus candidatos (via fone, fax e/ou email) confirmando o local exato do exame.  Caso isso não ocorra, o candidato deverá fazer contato com a sua instituição parceira.

Etapa 4 – 13 de setembro (entre 14h00 e 17h00):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário – horário de Brasilia.

Etapa 5 – até o dia 30 de setembro:
As instituições parceiras  deverão:
corrigir o exame escrito;
plicar o exame oral nos candidatos com as melhores pontuações (somados os pontos de todas as etapas anteriores);
Fazer a visita à casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores;
Definir quem são os seus semi-finalistas que participarão na competição nacional.

Etapa 6 – Até 18 de outubro:
O comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer uma análise minuciosa do pacote completo dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.

Etapa 7 – Até 25 de outubro:
A Embaixada dos EUA anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2014.

Etapa 8 – Outubro/Novembro:
Os Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem em janeiro de 2014.

Etapa 9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.

Etapa 10 – 7 a 10 de janeiro de 2014:
Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.

Etapa 11 – 10 de janeiro a 01 de fevereiro de 2014:
Programa nos Estados Unidos.

Etapa 12 – 02 de fevereiro de 2014:
Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.

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