Meio Ligado em Artesanato

23 janeiro, 2014

O uso da trigonometria nas sociedades Egípcias e Babilônicas

As bases da trigonometria que conhecemos hoje em dia foram embasadas por teorias que surgiram nas sociedades Egípcia e Babilônica. Entretanto, a origem da utilização dos cálculos trigonométricos, são desconhecidas. Contudo, o desenvolvimento de tal teoria deu-se devido a utilização da mesma nas áreas da Astronomia, Agrimensura e Navegações, por volta do século IV ou V a.C, nas regiões egípcias e babilônicas.
A contribuição do povo babilônico para com a trigonometria, através da astrologia, deu-se da curiosidade da sociedade de estudar o universo, não só por razões religiosas, mas também pela ligação com o calendário e épocas de plantio. O astrônomo Hiparco de Nicéia (180 a 125 a.C.), ficou conhecido como "o pai da Trigonometria", pois na segunda metade do século II a.C., realizou a construção do que foi tido como primeira tabela trigonométrica, onde constavam 12 livros, incluindo uma tábua de cordas, com os valores das cordas e de ângulos de 0° a 180°, com intervalos de 1° grau.

Na Antiguidade, por volta do século II, surge um astrônomo com de nome Ptolomeu de Alexandria, que gostaria através de observações babilônicas, descrever os movimentos do céu. E com isso, ele se fundamentou em algumas idéias de Hiparco, e criou a tabua trigonométrica : Syntaxis mathematica, denominado também de Almajesto ou "o maior". Portadora de 13 livros, essa é a tabela mais influente na atualidade. Ptolomeu dividiu a circunferência em 360 partes e o diâmetro em 120 partes. Algumas diferenças puderam ser notadas entre das duas tabuas. Ptolomeu, constatou através de seus cálculos, que as cordas para os ângulos, deveriam ir de 0° até 180°, com intervalos de ½ grau.

No Egito, a trigonometria tem inicio a partir do cálculo de razões entre números e entre lados de triângulos semelhantes. O Papiro Ahmes (1650 a.C.), conhecido como Papiro Rhind, é um documento egípcio que contém 84 problemas, envolvendo aritméticafrações, cálculo de áreas, volumesprogressõesrepartições proporcionaisregra de três simplesequações lineares, trigonometria básica egeometria.
Descobriu-se então, um método para encontrar a corda subtendida pela metade do arco de uma corda conhecida, o atualmente conhecido como “SENO”.


Mesmo que as principais fontes de pesquisas relacionadas à trigonometria tenham surgido nessas duas sociedades, também observamos outros grandes gênios da astrologia, astronomia e álgebra, de outras localidades, que contribuíram para que essa ciência fosse observada mais “a fundo”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...