Translate

04 março, 2016

Quarto montessoriano: as 10 ideias mais populares do Pinterest

O conceito por trás dos quartos montessorianos é criar um ambiente em que tudo esteja ao alcance das crianças. Móveis e objetos devem ficar na altura dos olhos dos pequenos, a cama repousa próxima ao chão. Assim, a criança pode desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.

Se você se identifica com esse princípio, aproveite estas ideias super criativas para se inspirar e decorar o quarto de seus filhos.

  • Criatividade! - Aproveite que o quarto é feito na altura dos olhos e invista em uma decoração que possa colaborar com as brincadeiras. Cama com olhos, língua e arco-íris ao fundo? Claro que pode!  Não há limites para a imaginação.

  • Nada de berço! - É isso mesmo. O colchão no chão ou camas baixas são característicos desse tipo de quarto. Sem as grades e limitações espaciais do berço, a criança fica mais livre e pode circular de forma mais independente. Dica: se optar pelo colchão, é importante colocar alguma superfície isolante embaixo como, por exemplo, um tapete de EVA.

  • Casinha - Deixe a imaginação fluir! Que tal esse cantinho de leitura - que pode ser um cantinho de qualquer outra brincadeira - no formato de casinha? Lindo e fácil de decorar: algumas almofadas, adesivos e uma luminária bastam. Um charme!

  • Espelho, espelho meu - Pode parecer estranho para você, adulto, um espelho tão baixinho. Mas lembre-se: ele é para o bebê! Posicionado na horizontal, o objeto é importante para estimular a parte sensorial e ajudar a criança a se conhecer (e se reconhecer). 

Dica: a opção do espelho de acrílico deixa os pais mais tranquilos. 
Não se esqueça de fixá-lo bem à parede.

  • Prateleiras baixas, por favor! - Toda a disposição do quarto será essa: objetos, livros e brinquedos em estantes baixas, sejam em caixas ou em cestos. Tudo deve ser posicionado sempre na altura dos olhos da criança, para que ela possa desde cedo reconhecer o seu espaço e aprender sobre organização.

  • Cama personalizada - Em vez do colchão no chão, por que não criar uma estrutura diferente para a cama? Essa ideia é simples, linda e, com um colchão maior, pode durar por alguns bons anos. Dica: a armação de madeira permite o uso de cortinas, mosquiteiros ou móbiles pendurados em sintonia com a decoração.

  • Não se esqueça da parede! - Apesar da filosofia do quarto montessoriano levar em consideração a visão da criança, não se esqueça de decorar as paredes também. Bandeirinhas, quadros, fotografias, luminárias, qualquer coisa para compor a harmonia do ambiente é válida. Livros não podem faltar... e todos devem estar ao alcance dos pequenos.


  • Almofadas! - dá para brincar com as estampas, com os formatos e deixar o quarto bem mais divertido! Na hora de brincar no chão, elas também podem ser usadas como apoio para deixar as crianças mais confortáveis.


  • Tapetes - Além de ser um detalhe que faz toda a diferença na decoração, deixando o ambiente mais aconchegante, os tapetes proporcionam aos bebês uma experiência sensorial. Já, para as crianças, ele pode ser o responsável por delimitar o espaço reservado para brincar e espalhar os brinquedos.


  • Cabana! - Para quem não gosta da ideia do colchão no chão e tem uma criança que já é capaz de subir e descer da cama, aí vem uma ideia para compor o quarto: a cabana. Pode ser feita com um colchão, almofada ou puff e um tecido pendurado em um suporte fixado ao teto - de preferenência bem fluido e transparente para dar leveza. Seu filho vai adorar ter uma "casa própria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores