Translate

17 outubro, 2016

Transforme seu atelier num cantinho inspirador: dicas de organização

POR Paula Piai

O nosso ateliê é o lugar onde permanecemos a maior parte dos nossos dias. É o local onde procuramos inspirações para criar os vários tipos de arte e colocamos toda a criatividade para funcionar a mil por hora.
Devemos, portanto, fazer do nosso cantinho um lindo estúdio criativo aconchegante, alegre, confortável e acolhedor. Pois, um ambiente bem organizado e decorado fará nosso trabalho render muito mais, já que não perderemos todo aquele tempo procurando materiais guardados incorretamente. Quem aqui já não ficou “horas” em busca de algo a ponto de desanimar e deixar de produzir uma peça?


Apresentarei hoje dicas para melhorar a organização, a decoração e o astral de seu ateliê. Colecionei algumas sugestões, com ilustrações e fotos retiradas da net, para auxiliar na transformação do nosso espaço. 

Não aconselho arrumar tudo num mesmo dia: você irá cansar e desistir. Separe de 20 a 30 minutos por dia e escolha um item por vez para organizar. No final de um mês, você terá tudo em ordem e no lugar certo.
1- Delimite o seu local de trabalho:
É essencial que você delimite (com uma placa na porta) que aquele espaço é o seu local de trabalho – É O SEU HOME OFFICE. Sugiro colocarmos um nome especial no nosso espaço: craft room, craft studio, estúdio criativo ou ateliê. Dessa forma, estaremos encarando-o de maneira séria e profissional, esteja ele dentro de casa ou não, fazendo inclusive com que os familiares e clientes assim o encarem também, respeitando seu horário de trabalho, sua agenda de encomendas e, principalmente, demonstrando que aquele espaço físico é o seu delicioso “job”.



2- Invista na decoração: Um local cheio de mimos, com paredes pintadas e quadros inspiradores é tão aconchegante a ponto de influenciar positivamente o nosso bem estar, a nossa paz de espírito, melhorando o humor e, principalmente, estimulando a criatividade.
Primeiro, vamos fazer uma faxina geral e dispensar tudo aquilo que não utilizaremos: colas acabadas, aviamentos quebrados, recibos e papéis que não servem mais, etc…
Passada essa etapa, chegamos ao momento de criar lindas peças decorativas, utilizando-se da reciclagem de latas, vidros e papéis. Coloque toda a sua personalidade na decoração do seu craft room. Vejam alguns exemplos:





3- Tenha um quadro de avisos: faça um quadro contendo as principais informações das encomendas da semana ou do mês (sem dispensar, é claro, o uso de sua agenda de pedidos). Amei essas três opções, vejam:

4- Organização por Cores: Separe os seus tecidos , por cores, dobre-os com todo carinho, colocando-os numa prateleira, gaveta ou caixa. Faça o mesmo com suas linhas e fitas de cetim. Fica maravilhoso!!!! Vejam:
 

5- Iluminação: Uma boa iluminação no seu ambiente de trabalho auxiliará ainda mais a produção, principalmente no momento do acabamento de pequenos detalhes em suas peças. Caso não tenha muita luz natural, opte por luminárias.
 6- Etiquetas: prontas para você baixar, imprimir em folha adesivada (de preferência, numa gráfica de sua escolha) e começar a organização de suas caixas e potes.     Divirtam-se!




Para completar todo este novo clima inspirador de seu craft room, sugiro trabalhar com trilha sonora (se você gosta, é claro!). Uma boa música acalma, estimula e alimenta nossa criatividade. 

Resumindo numa dica: crie o hábito da organização e melhore o astral do ambiente do seu craft room. Dessa forma, a nossa produção irá crescer de maneira mais eficiente, profissional e menos estressante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores