Translate

30 setembro, 2011

Gato de duas caras entra no Guinness World Records

Frank and Louie, um felino cinza com duas bocas, dois narizes e três olhos, acabou de fazer 12 anos e é o gato mais velho do mundo com duas caras.

Sara Wilcox, porta-voz do Guinness World Records, disse que ele é "gato Janus que mais sobreviveu", referindo-se ao nome cunhado pelo zoólogo britânico Karl Shuker, com base no deus romano das transições e dos portões.
Janus, na mitologia greco-romana, é o deus das transições e ele tem duas caras no mesmo rosto.

Frank and Louie tem uma duplicação cranio-facial, uma condição congênita extremamente rara. O transtorno, pode levar parte ou toda a face de um indivíduo a ser duplicado em sua cabeça.
Este fenômeno de duplicação crânio-facial é chamado de diprosopia (o prefixo “di” significa “dois” e “prosopia” é o sufixo que indica “relativo à face) e acontece por causa de uma proteína chamada Sonic Hedgedog, em homenagem ao personagem de videogames.

Entre os gatos domésticos foram registrados vários casos, mas poucos deles sobrevivem à idade adulta, disse Wilcox.

Frank and Louie nasceu em 8 de setembro de 1999. Sua vida notável será comemorada na nova edição do Guinness World Records de 2012, afirmou Wilcox.

A expectativa de vida de um gato de duas caras é de cerca de quatro dias porque em geral eles sofrem de outros distúrbios.

O mérito pela sobrevivência do gato, no entanto, deve ser dado à sua dona, uma veterinária que prefere permanecer anônima. Conhecida apenas pelo nome “Marty”, foi ela quem adotou o gatinho, quando ele foi abandonado em sua clínica para ser sacrificado.

No caso deste gato, ele se alimenta pela boca de Frank, que é ligada ao esôfago e, enquanto faz isso, o nariz de Louie se mexe, como se ele estivesse mastigando. Dos três olhos que ele tem, o do meio – que é maior – é cego, mas os outros dois enxergam normalmente.

Em uma entrevista para um rádio de Worcester, Marty disse que o gato Janus divide seu espaço com um cachorro e com vários pássaros – inclusive um papagaio que canta ópera.

Segundo Marty, o gato Frank e Louie se comporta como um cachorro e gosta de passear na rua, conduzido por uma coleira.

Fontes: Uol / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores