Translate

01 março, 2014

Carnaval de Torres Vedras

O Carnaval de Torres é das poucas festividades de carnaval que se mantêm fiéis às tradições da comemoração do entrudo em Portugal. Este carnaval distingue-se na celebração dos festejos contando com a participação espontânea e massiva dos cidadãos. 

Atualmente o Carnaval de Torres é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pela Real Confraria do Carnaval de Torres e pela empresa municipal de organização de eventos Promotores.

A Celebração do Carnaval
Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Contudo, muitos são os populares que se associam à folia, maioritáriamente mascarados, e que desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile.
A interacção entre o público e os mascarados é em grande parte feita através do arremesso de "cocotes" (pequenos objectos, feitos de papel e restos de serradura e borracha) entre ambos. No sabado à noite é dada ainda a oportunidade a todos os grupos que se mascarem participem na festa no desfile de grupos de mascarados, que só no ano de 2007 contou com mais de 3000 figurantes. A música é também toda ela local, tentando manter as raízes portuguesas. O tocandar é o veiculo fabricado pela câmara para fazer de palco móvel à banda torreense "Improviso Jazz" que anima o carnaval com música brasileira mas também portuguesa e africana.

Este carnaval caracteriza-se por ser realizado bem no centro da cidade e por ter diferentes palcos: O circuito do desfile, o palco dos DJ's na Praça da Batata e ainda o Palco 2 no parque ao lado. Há ainda o circuito de bares na zona histórica que anima os foliões durante toda a noite.
Os corsos principais são compostos por carros alegóricos oficiais, (carros estes que chegam a atingir os 5 metros de altura!!) e ainda por carros espontâneos que têm vindo a a participar cada vez mais e melhor.
O Carnaval de Torres Vedras auto intitula-se de "O mais português de Portugal".

Em 2009 o Ministério Público proibiu o conteúdo sobre o computador Magalhães, que fazia parte do Monumento, uma construção temática que todos os anos satiriza um aspecto da atualidade.
Fonte: Wikipedia

Veja também:
Entrudo 
Limão de Cheiro
Carnaval
Carnaval do Brasil
O Carnaval  no mundo
Carnaval nos Estados Unidos
Carnaval da Alemanha
Carnaval da Itália
Carnaval de São Paulo
Carnaval do Rio de Janeiro
Carnaval de Vitória
Carnaval de Florianópolis
Carnaval de Porto Alegre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores