Translate

24 janeiro, 2015

10 grandes líderes da história viram hipsters em ilustrações incríveis

Gandhi, um veterano e descolado diretor de cinema de Bollywood; Lênin, um ativo membro da cena anarcopunk de Moscou; Kennedy, arrasa na pista de dança quando toca um rockabilly; Ben-Gurion, Mandela e Mao Tsé-Tung, incansáveis clubbers da terceira idade e frequentadores assíduos dos inferninhos de Israel, da África do Sul e da China, respectivamente; Churchill cria tendência com seu estilo despojado de marinheiro inglês dos anos 30. Poderia continuar com este divertido exercício de reinterpretação de figuras históricas por horas a fio – inspirado, logicamente, pela brilhante série Hipstory, idealizada pelo ilustrador e designer Amit Shimoni, natural da cidade portuária israelense de Jaffa.

Formado na renomada Bezalel Academy of Arts and Design, de Jerusalém, o artista de 28 anos começou com o projeto ao refletir sobre a cultura e os líderes de Israel do passado e compará-los com a realidade atual de seu país. “Apenas como um exemplo, pesquise no Google por uma foto de Herzel (o fundador da nação israelense), e você vai encontrar algo como duas fotos apropriadas”, diz. “Agora faça o mesmo com qualquer garoto de 18 anos: você irá achar toneladas de fotos”, reflete Shimoni.

O conceito pegou e logo a série passou a retratar líderes de diversos países, sendo exibida em pequenas galerias e pubs locais. O ilustrador define sua arte como acessível, e acredita que um número grande de pessoas seja capaz de comprá-la pela internet. “Não vejo vergonha em fazer arte que seja vendida a preços relativamente baixos, mas que possa realmente ser vista na casa de todos, desde o estudante antenado até o novo rico de meia-idade”, conta.

O personagem preferido de Shimoni? Abraham Lincoln. “Ele foi meu primeiro e é o mais velho, está tão distanciado da cena ‘hipstérica’, e mesmo pela sua aparência podemos ver que ele não está nem um pouco relacionado com isso”, argumenta. E este é justamente um dos principais objetivos de Hipstory – o apelo das ilustrações não se resume à estética pop ou às cores vibrantes que tanto agradam aos hipsters; em um plano simbólico, elas nos fazem refletir sobre como nosso mundo e nossas prioridades atuais são radicalmente diferentes do que já foram um dia. Ou nas palavras do próprio artista:
"No nosso tempo e cultura, as ‘grandes’ ideologias estão perdidas – nós nos cansamos delas, ou talvez tenhamos ficado inteligentes demais para seguir grandes sistemas de ideias e crenças absolutas. Mas será que perdemos algo neste processo? Sem nada para nos agarrar, estamos nos tornando seres globais – focados mais em nossos eus individuais e menos na sociedade e ideologia. Hipstory não deseja criticar, mas lançar uma luz nova na forma como pensamos a nós mesmos e nas figuras que nos inspiram."

>>> Os direitos autorais das imagens reproduzidas abaixo pertencem a Amit Shimoni. Você pode acompanhar o trabalho do artista curtindo a página dele no Facebook ou no Instagram. Para comprar diversos produtos estampados com estas e outras ilustrações de Shimoni, acesse a página dele na plataforma Nuvango.

Confira abaixo as ilustrações da série Hipstory:
















Fonte: revistagalileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores