Translate

22 julho, 2015

Terrafugia x Aeromobil - Será que finalmente o carro voador está chegando?

Em 2013, no primeiro dia do EAA AirVenture em Oshkosh, Wisconsin, um evento internacional onde são apresentados os mais recentes avanços em tecnologia de aviação, foi realizado o primeiro voo público do Terrafugia.

Ele decolou, voou sem problemas, circulou ao redor do aeródromo para a audiência pública, e a aterrissagem foi livre de drama, com todas as quatro rodas do carro tocando o chão ao mesmo tempo. 

Após o pouso, o piloto mostrou uma característica crucial: asas motorizadas auto-dobráveis. 

O motorista pode dobrar as asas depois de um voo e estar pronto para dirigir na rua sem ter que sair do veículo. 

Na época a empresa deu previsão para ir à venda em 2015 ou 2016 por aproximadamente 279 mil dólares e começou a receber depósitos reembolsáveis para reserva de seus dois modelos de carros voadores, o Transition, dois lugares e o TF-X, quatro lugares
Matéria publicada em julho de 2013 - autoblog


Agora esperamos, também, a chegada do modelo da Aeromobil, empresa da Eslováquia, exibido em março durante o festival South by Southwest (SXSW), em Austin, nos Estados Unidos.

O roadster de vôo, um desportivo de dois lugares que se transforma em uma aeronave esportiva leve, tem o objetivo de ir à venda em apenas dois anos.
"Acreditamos que em 2017 nós vamos ser capazes de lançar isto no mercado", disse Juraj Vaculik, co-fundador e CEO da empresa.

Produzido, inicialmente, para distâncias de, até 640 km, ainda não há previsão de custos, mas, o veículo de edição limitada é destinado a "ricos compradores de carros de luxo e entusiastas de vôo", disse ainda Vaculik. É equipado com piloto automático parcial e um pára-quedas que irá abrir automaticamente se o piloto cair doente. 


No outono passado, em Viena, ele exibiu um protótipo avançado do roadster voando, Aeromobil 3.0, que pode caber em espaços de estacionamento regulares e decolar e pousar em pistas de grama de 200 metros de comprimento.

"Agora nós não precisamos nem de aeroportos", disse Vaculik.

A empresa já está planejando um carro voador para as massas - um que é totalmente autônomo, auto-condução e auto-voador.
Matéria publicada em março de 2015 - CBC

Verifique a decolagem, vôo e aterrissagem nos vídeos abaixo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores